terça-feira, 5 de maio de 2020

CATETER TOTALMENTE IMPLANTÁVEL (Port-A-Cath)

O “port” é um dispositivo implantado numa veia calibrosa do tórax através de um procedimento cirúrgico, realizado no centro cirúrgico.
Este cateter é colocado sob a pele (abaixo), geralmente na região superior do tórax. A finalidade deste cateter é receber as medicações sem a necessidade de puncionar uma veia dos braços.
Quando o cateter for utilizado para a administração dos medicamentos, será puncionado (perfurado) com uma agulha especial. O cateter pode durar até 5 anos. É necessária a limpeza do cateter após o seu uso. Nos pacientes que já terminaram o tratamento, o cateter pode ser mantido e deve ser realizada a limpeza 1 vez por mês.  Este procedimento é feito pela equipe de enfermagem especializada do serviço de quimioterapia e deve ser agendado com antecedência.
Cuidados: 
  • Caso sejam percebidas alterações na região de implantação, como: vermelhidão, aumento da temperatura no local, saída de algum líquido, dor, inchaço ou tenha febre (temperatura maior ou igual a 37,8°C), comunicar imediatamente ao médico ou à enfermeira do Serviço de Hematologia de São José dos Campos.
  • O fato de estar com o “port” não altera as atividades diárias.
  • Após a cicatrização do local da inserção, pode-se dormir do lado em que está implantado o “port”.
  • Quando estiver recebendo quimioterapia ou qualquer outro medicamento, comunicar imediatamente à enfermagem qualquer alteração como dor, queimação local, sensação que o curativo está molhado ou mal estar.
  • Se você faz quimioterapia em dias seguidos, poderá ser necessário permanecer com a agulha no cateter até o término do ciclo. Neste caso, a enfermeira fará um curativo oclusivo, onde a agulha ficará totalmente coberta, e será necessário redobrar os cuidados com o cateter. No banho, deve-se evitar molhar o curativo e, à noite, evitar deitar sobre o lado do cateter.

DENGUE