CURATIVOS
Falar de curativo e cicatrização é algo muito complexo, porque a cada dia surgem novas fórmulas cicatrizantes e/ou novos produtos capazes de acelerar a cicatrização de uma ferida, porém sempre o curativo irá se dividir em 2 tempos, a limpeza e a administração do produto indicado para aquela ferida.
Nada substitui a água e sabão, água corrente é cicatrizante, qualquer lesão lavada com água corrente abundante irá cicatrizar bem mais rápido. O soro fisiológico, tanto limpa quanto hidrata, é o produto mais utilizado para limpeza de feridas, antes de colocar o produto e fechar esse curativo.
Enfaixar sempre do lado esquerdo para o direito se precisar desse tipo de procedimento.
Feridas com mais de 6 horas de exposição já são consideradas contaminadas
FASES DA FERIDA:
- FASE DE INFLAMAÇÃO: 3 a 5 dias, rubor, calor edema e dor.
- FASE DE EXSUDAÇÃO: limpeza de tecidos danificados e germes, dura de 3 a 24 dias, chama-se fase proliferativa também
- FASE DE REVASCULARIZAÇÃO: CÉLULAS NOVAS, TECIDO DE GRANULAÇÃO, SÍNTESE DO COLÁGENO. FIBROBLASTOS E OS CAPILARES MOVEM-SE PARA O CENTRO DA FERIDA
- FASE DE REPARAÇÃO: Cobertura, a maturação leva um ano para se formar, cobertura da ferida com células epiteliais, a cor é rosa.
A limpeza da ferida deve ser iniciada sempre pelo meio menos contaminado para o mais contaminado, um curativo de cirurgia limpo por exemplo o local mais contaminado é a parte de fora, portanto limpe com soro fisiológico dentro primeiro depois a parte de fora, sempre trocando as gazes cada vez que passar nas lesões.
Sempre limpar a ferida deixando o meio úmido com soro, não esfregue a gaze na ferida, principalmente numa ferida que está cicatrizando, pois com isso você pode estar retirando as células que irão ajudar na cicatrização.
Curativo semi-oclusivo
- Usa-se micropore para cobrir
- É absorvente
- Ex: feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudantes.
Curativo oclusivo
Barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, impedindo a formação de crostas, neste curativo usa-se o esparadrapo para fechá-lo.
Curativo aberto
- Feridas cirúrgicas (fazer a troca em 24 hs)
- Lavar com água e sabão
- limpar com soro fisiológico
Curativo compressivo
- Promover êxtase
- Feridas com hemorragias
- Promover a aproximação das extremidades da lesão
- Reduzir o fluxo sanguíneo
- Utilizar micropore ou esparadrapo
Ex: Curativos de feridas cirúrgicas e drenos.
Desbridamento autolítico: feito pelo próprio organismo/ desbridamento químico: colagenase, papaína. hidrogel etc.
Curativo de feridas abertas e sem infecção
Deve ser oclusivo e limpo, quando estiver contaminado, lavar com água e sabão, limpar com soro fisiológico morno, s se tiver tecido necrosado basta retirar através do desbridamento.
Em breve farei um post falando das soluções usadas para cada tipo de lesão.