sábado, 18 de abril de 2020

CURATIVOS E SUBSTÂNCIAS

NESTE POST VAMOS FALAR SOBRE ALGUNS PRODUTOS USADOS NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS.

3 fatores compõe um bom curativo: LIMPEZA, UMIDADE E CALOR

LIMPEZA:
  • A limpeza deve ser feita sempre do meio menos contaminado para o mais contaminado
  • A limpeza da ferida deve ser feita sempre com água corrente e sabão neutro, água corrente é algo cicatrizante
  • Se haver na ferida tecidos de cor amarela ou preta devem ser retirados por meio de desbridamento químico ou mecânico
  • A limpeza com soro fisiológico deve ser realizada em clientes acamados, sempre em jatos e morno que a temperatura vai favorecer a cicatrização o PVPI aquoso deve ser usado também em algumas feridas
  • O meio úmido favorece a cicatrização, após lavar com o soro seca apenas as bordas, numa ferida cirúrgica as bordas são o local mais contaminado 
  • Após a limpeza e a secagem, cobrir toda ferida com a solução prescrita e cobrir com gaze e micropore (deixa a pele respirar), o esparadrapo é mais usado em curativos contaminados e cirúrgicos, porque precisam se manter longe de contaminação.
  • Se a ferida precisar de enfaixamento se inicia sempre pelo lado esquerdo para o direito.
SOLUÇÕES UTILIZADAS:

ÁCIDOS GRAXOS: Ideal para manter a hidratação dos tecidos de granulação numa ferida, podem ser associados a outras coberturas. Previne lesões por pressão, estimula o tecido de granulação

COLAGENASE: desbridante suave, a troca deve ser feita a cada 24 horas.

FERIDAS COM ODOR FÉTIDO:  com bastante exsudato, usar o Carvão ativado, a troca deve ser feita de 48 a 72 horas

 PAPAÍNA: bactericida, desbridante químico e facilita a cicatrização, recomendado para feridas infectadas. Ela é proibida nos Estados Unidos, causa dor, a troca é feita a cada 24 horas, tem evidencia cientifica ruim, é um produto mais barato.

HIDROGEL: Desbridamento autolítico e usado na redução da dor devido a sua alta hidratação nas terminações nervosas. Após lavar a ferida com soro fisiológico morno, e manter o meio úmido, passar nas gazes úmidas com soro e o hidrogel.

CURATIVO DO CATETER VENOSO CENTRAL: utilizar a clorexidina alcoólica somente.

FILME TRANSPARENTE: prevenção de lesão por pressão, quando perder a transparência  ou sujar pode trocar.

SULFADIAZINA DE PRATA: ação bactericida, usado em queimaduras, troca  acada 12 horas. Cria um meio úmido e não faz o desbridamento. No tratamento de queimados o profissional coloca o produto em gaze por gaze até cobrir toda lesão e faz o enfaixamento de toda área. O enfaixamento é feito do lado esquerdo para o direito

ALGINATO DE CÁLCIO: compostos de algas marinhas, sódio e estéril. Cortar com tesoura estéril. Usado em feridas com exsudato.

Em feridas onde aparecem tendão e ossos ( lesão por pressão) colocar o hidrogel e depois o alginato, pois este último não pode ser colocado direto na lesão.

Existem várias soluções e produtos para cicatrização de feridas, esses são apenas alguns, é importante não demorar muito para fazer um curativo ou trocar que o ar tem micro-organismos, principalmente em curativos contaminados e infectados. Todo curativo realizado em traumatismos devem ser realizados com  técnica estéril pois já está contaminado, o tempo limite de uma ferida aberta é de 6 horas, após 6 horas já é considerada uma ferida contaminada.



DENGUE