Aspiração Endotraqueal
- É um procedimento bastante comum na enfermagem, pacientes graves e críticos o enfermeiro deve fazer a aspiração, em pacientes estáveis o técnico pode sim realizar o procedimento.
- O tamanho da sonda é 10/12
- É um procedimento estéril, luva estéril sempre, cuidado para não contaminar a mão dominante
- Não é mais indicado colocar o soro fisiológico antes de aspirar
- Pode sim fazer uma inalação antes para soltar o muco, e facilitar a aspiração, porém para isso precisa ter tempo, muitas vezes a aspiração será u,m procedimento para você executar rápido, poios o excesso de secreção pode dificultar a respiração
- A ordem de aspiração sempre será traqueostomia, nariz e boca (menos para o mais contaminado)
- Em um paciente que está em oxigenoterapia, quando você tirar o respirador para aspirar a saturação pode cair sim, após isso acontecer você volta o respirador mecânico, espera ele se recompor e aguarda 10 minutos para voltar a aspirar.
Procedimento:
- Preparar os materiais com luvas de procedimento, calcar as luvas estereis apenas na hora de aspirar.
- Na aspiração a vácuo abrir totalmente o umidificador (a torneirinha), se for o aparelho aspiração pode ligar também.
- Aspirar da sua maneira ( muitos enrolam a sonda na mão para ficar mais firme, outros colocam ela sem enrolar, mas tem que inserir a sonda clipada (fechada) e abrir retirando e aspirando em movimentos circulares, durante 10 a 15 segundos, aí você pode clipar novamente a sonda para seu paciente respirar, aspire quantas vezes forem necessárias obedecendo a ordem do mais limpo para o mais sujo( traqueostomia. nariz e boca)