Vamos falar de aspiração?? tantas dúvidas no estágio. Aspiração de vias aéreas é um procedimento que a enfermagem faz bastante:
*procedimento estéril ( contaminou a sonda ou a luva, comece tudo de novo )
*Sempre aspirar do menos para o mais contaminado (traqueostomia, nariz e boca, sempre nessa ordem)
*No quarto do hospital vai ter 3 válvulas de fluxômetro ( amarelo: ar comprimido ( inalação) , verde: oxigênio, só com prescrição médica a não ser numa emergência e o Vácuo que tem uma pressão negativa que vai fazer o aspirador funcionar, tem hospitais que possui o aspirador automático)
*Arrume os materiais antes de vestir as luvas estéreis, calce na hora que for passar.
*para medir até onde a sonda pode ir na traqueostomia é só medir do lóbulo da orelha a ponta do nariz ou até encontrar resistência.
*se estiver com muita secreção não se recomenda usar o soro fisiológico antes nas vias, eu prefiro fazer uma inalação para a secreção se soltar.
*Introduza a sonda clampeada ( fechada) no paciente, se a sonda não tiver o orifício para clampear vc dobra ela.
*Eu gosto de enrolar ela nas mãos para ficar mais firme.
*Introduza a sonda de aspiração clampeada e desclampeie ela fazendo movimentos circulares e retirando em no máximo 10 segundos, aspirando toda secreção respeite esse tempo.
*Após o procedimento limpe a sonda e despreze a secreção no expurgo, em casos de suspeita de tuberculose, use máscara N 95 e despreze no local de acordo com o que a instituição orientar.
*Na UTI em um paciente entubado, não se pode tirar o olho da saturação de O2, pois se a saturação cair, ao vc retirar o respirador, espere uns 10 minutos para aspirar novamente, até ela subir dinovo.
*A aspiração o técnico pode fazer apenas em situações que o paciente não corre risco de vida, em pacientes graves é competência apenas do enfermeiro aspirar.
bom trabalho e boa sorte !!!!!