quinta-feira, 7 de maio de 2020

Como é trabalhar em uma clinica psiquiátrica?

Eu trabalhei anos em uma clínica psiquiátrica e aprendi muito com aqueles pacientes. Eu jamais achei que um dia na minha vida fosse trabalhar em uma clinica de tratamento mental, antes de começar diversas pessoas colocaram medo em mim, dizendo das agressões que sofreria com aqueles pacientes tão violentos, já fui no meu primeiro dia com receio e medo. 
No meu primeiro dia realmente me choquei com todo o cenário que vi, eram diversas doenças mentais e muitas coisas desconexas, vi toda a rotina do setor e pensei muito se ficaria ali.
A partir do segundo dia comecei a ver o ser humano doente mental, sem julgamentos, apenas comecei com a arte fazer eles pensarem, muitos estavam ali com depressão buscando um recomeço para sua vida, muitos estavam com ansiedade generalizada e panico e muitos com borderline e esquizofrenia, eu sentia pena e as vezes medo, quando entramos em um lugar como esses somos novidades, eles são curiosos, tomavam bastante medicações., tinham uma rotina com psicólogos e medicos clínico e psiquiatra, também a assistente social para cuidar dos problemas de fora da clinica.
O tempo foi passando e fui começando a ver como eles evoluíam, fazíamos festas, esportes, arte (TO), leitura, passeios etc, comecei a perceber que aquele medo que todos colocaram em mim era tudo mentira, é sim um ambiente de medo porque nunca sabemos quando eles vão surtar ou se tornar agressivos, mas a maioria melhora sim, e saem muito melhores, mas infelizmente muitos voltam porque não conseguem mais viver em sociedade.
O preconceito de internação psiquiátrica existe de todos os lados, mas é uma condição necessária para quem não consegue mais viver com tantos "fantasmas mentais" e precisam sair da realidade que vivem. Todas as doenças psiquiátricas tem tratamentos, e os profissionais que trabalham nesses lugares merecem todos os aplausos, porque além do cansaço físico existe o cansaço mental, mas tudo vale a pena quando se ama o que faz, se você foi chamado para trabalhar com psiquiatria, vai sem medo e confiante, os cuidados para esses tipos de pacientes fazem parte da nossa área, não tenha preconceito, apenas proporcione saúde como você aprendeu mantendo sempre a ética profissional.

DENGUE